sábado, 27 de janeiro de 2018

Redação do Enem comentada passo a passo

O texto demonstra que o participante tem excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Não há erros gramaticais ou de convenções da escrita, e a redação organiza-se em cinco parágrafos bem construídos e bem articulados entre si.

0 participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, com base em um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Veja como fazer uma redação dissertativa

A tese desenvolvida é a de que o advento da Lei Seca proporcionou uma sensível redução dos acidentes com vítimas, além de o motorista estar mais consciente em relação ao perigo de dirigir alcoolizado. Isso ocorreu principalmente em virtude da rigidez da Lei e de sua ampla divulgação.



Em defesa de seu ponto de vista, o texto apresenta informações relacionadas às consequências positivas da implantação da Lei Seca, de forma consistente e organizada, configurando autoria.
0 participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta, sem inadequações, repertório diversificado de recursos coesivos, tais como: "Essa redução" (15 parágrafo); "Dessa forma" (2^ parágrafo); "Outro aspecto", "Isso fez" (3^ parágrafo); "Entretanto" (4-9 parágrafo); "Para torná-la", "Além disso" (5^ parágrafo).

A redação apresenta encadeamento entre as ideias e demonstra competência em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista: o tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado. Leia mais sobre como fazer um tcc aqui.

Mesmo considerando os efeitos positivos da implantação da Lei Seca, o participante considera que é necessário torná-la mais eficaz por meio de excelente proposta de intervenção que respeita os direitos humanos: incremento dos transportes coletivos e maior fiscalização, em ação conjunta. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção é abrangente, bem elaborada e bem detalhada, além de ser relacionada ao tema e resultante da discussão desenvolvida no texto.