sábado, 27 de janeiro de 2018

Comentário sobre os segredos da redação nota 1000

O texto demonstra que a participante tem excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e não apresenta problemas linguísticos, a não ser a ocorrência de um desvio ortográfico em "alcolismo" (2^ parágrafo) e a falta de uma vírgula na oração intercalada em "Cursos de conscientização, aliados a trabalho voluntário em comunidades carentes poderiam servir como orientação pedagógica [...]" (4-9 parágrafo). Nota-se a falta de preposição aglutinada com artigo antes de "regulamentação" o que se configura como descuido da participante, que demonstra aplicar corretamente a regência do verbo na sequência "ajuda tanto regulamentação do trânsito, quanto na formação moral do cidadão brasileiro" (4-9 parágrafo). Como se trata de ocorrências excepcionais sem reincidência, a redação recebeu nota 1.000. Demonstra também que a proposta de redação foi compreendida e que o tema foi desenvolvido satisfatoriamente dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O texto é objetivo e impessoal. A redação organiza-se em quatro parágrafos bem organizados. Leia aqui.

A participante introduz o tema, afirmando que a valorização do transporte rodoviário, que veio na era juscelinista, não foi acompanhada de fiscalização rígida dos motoristas que dirigem alcoolizados, providência que foi tomada apenas com a Lei Seca. Com ela, diz o texto, o número de acidentes diminuiu.



O texto desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, fluente e articulada ao seu projeto de texto, a partir de um repertório sociocultural produtivo, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, como a citação de Thomas Hobbes para justificar a intervenção do Estado para proteger o cidadão.

Ao desenvolver o tema, a redação apresenta encadeamento entre as ideias, e a participante demonstra competência em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista: o tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado, configurando independência de pensamento e autoria.

O emprego de elementos coesivos torna o texto bem articulado e garante a sua continuidade, revelando conhecimento dos mecanismos linguísticos necessáriosà construção da argumentação. O texto recorre a vários recursos coesivos, como: "Nesse cenário", "Nesse contexto" (1^ parágrafo); "Devido a essa", "Nesse caso" (2^ parágrafo); "Ademais", "Em decorrência disso", "Assim" (3^ parágrafo); "Destarte" (4-9 parágrafo). Tudo isso é importante para entender os segredos do Enem Lucas Marques

A proposta de intervenção foi elaborada de forma detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto: parcerias com ONGs para reeducação social dos infratores, cursos de conscientização e trabalho voluntário em comunidades carentes.