sábado, 27 de janeiro de 2018

O texto dissertativo na redação do Enem

As propostas de redação das edições do Enem de 2013, 2014 e 2015 mantiveram o formato dos anos anteriores: redigir um texto dissertativo-argumentativo, segundo a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, sobre um determinado tema:



a)  Tema proposto em 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil Tema proposto em 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Tema proposto em 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

b)  Tipologia textual: texto dissertativo-argumentativo. Nessas edições, com base na situação-problema proposta, o participante deveria expressar sua opinião, ou seja, apresentar uma tese. Para tanto, poderia inspirar-se nos textos motivadores, mas sem copiá-los, pois devem ser entendidos como instrumentos de fomento de ideias, para que cada um possa construir seu próprio ponto de vista. No desenvolvimento da redação, o participante deveria apresentar argumentos e fatos em defesa de seu ponto de vista, inter-relacionados, com coesão e coerência.

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c)   O texto deveria ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa. Assim, o participante deveria estar atento à estrutura dos períodos, à concordância e à regência nominal e verbal; ao emprego convencional das letras na grafia das palavras, à acentuação gráfica, à pontuação e à adequação vocabular. Em suma, era necessário demonstrar domínio do código escrito.

d)  O texto definitivo deveria ser escrito a tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

e)  A redação com até 7 linhas foi considerada "insuficiente", recebendo nota 0 (zero).

f)   Também foi atribuída nota 0 (zero) à redação que fugiu ao tema ou à tipologia textual - texto dissertativo-argumentativo -, que desrespeitou o Exame ou, ainda, que apresentou proposta de intervenção em desrespeito aos direitos humanos. Veja mais aqui.